Pular para o conteúdo

Após dois anos, poupança volta a ter rendimento maior que a inflação

  • Economia

A Poupança, uma das principais possibilidades para quem pensa em investir a longo prazo, teve um rendimento da aplicação de 7,19% no acumulado em 12 meses, com ganho de 0,02% acima da inflação do mês. É o que aponta levantamento feito ao longo do mês pela empresa TrendMap. O cenário positivo surge após o Brasil registrar deflação pelo terceiro mês seguido, ou seja, queda nos preços de diversos produtos e serviços.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no mês de setembro o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em -0,29%. Além disso, desde setembro de 2020, os rendimentos para quem aplica na poupança vinha apresentando rendimentos abaixo da inflação.

Na sondagem realizada pela TradeMap, o momento mais negativo ocorreu no mês de Outubro quando quem aplica em poupança chegou a perder 7,59% de poder de compra do dinheiro depositado na caderneta de poupança.

Fora a poupança, o levantamento contemplou a avaliação de outros 12 artigos financeiros comparados à inflação no período. Dentre eles, o índice de fundos multimercado IHFA teve o melhor desempenho, dado que acumula ganho real de 5,86%. O último lugar na lista ficou com o bitcoin. A criptomoeda acumula 55,52% de queda na janela de 12 meses. Somada à inflação, as perdas chegam a 58,5%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *