Pular para o conteúdo

“Bolsonaro quer se salvar nas águas do São Francisco” afirma o deputado estadual Francisco do PT

Em um artigo publicado pelo o líder do governo na assembleia legislativa do Rio Grande do Norte o deputado Francisco do PT, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) está no Estado, numa tentativa desesperada de recuperar a popularidade do seu governo às custas das águas da transposição do São Francisco.

“A data escolhida é para aproveitar a correnteza das chuvas que aconteceram neste momento no rio Piranhas para fakear o volume real da água realmente emitida pelo Velho Chico. Dizer que é uma obra dele será fake. Dizer que a obra está concluída também é fake. Então vamos aos fatos sobre o projeto bicentenário e seus verdadeiros protagonistas”, afirmou.

No artigo ele explora a história do imperador brasileiro que “gastaria até a última joia da coroa, mas realizaria o encanamento’’ (este era o termo utilizado à época) que levaria água do rio São Francisco até o Ceará. Acabou o reinado de D. Pedro II e ele não gastou nenhuma das joias reais e muito menos fez sequer um milímetro de transposição. O deputado petista relembrou que foi só no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que a obra se concretizou.

“Passaram 34 presidentes e quase 200 anos até que a primeira escavação fosse feita e construídos centenas de quilômetros de canais da transposição do São Francisco. O 35º presidente da República que tirou o projeto do papel. Ironicamente, um nordestino retirante da seca. O Nordeste sabe que a transposição deixou de ser conversa e se tornou realidade no governo Lula . O governo do PT fez mais de 90% de uma obra gigantesca que, nos dias atuais, conta com 477 km de canais em dois eixos (leste e norte), contendo quatro túneis de 23 km de extensão, 14 aquedutos, 27 reservatórios, nove estações de bombeamento, nove subestações de 230 kv, 270 km de linhas de transmissão e seis ramais interligados”, explicou.

O deputado afirmou ainda que Bolsonaro falta com a verdade. “Diante deste banho de mais de 400 km de água fria nos planos de apropriação do mérito por Bolsonaro, é necessário alertá-lo que até fake news tem limites. Negar esta história é desafiar a inteligência do povo nordestino. O que Bolsonaro tenta fazer neste momento é o mesmo que Temer quis realizar em 2017, quando inaugurou uma obra incompleta e sem nenhuma grandeza política, tentando convencer que a transposição do São Francisco era mérito de menos de um ano de seu mandato golpista. Nem era dele e nem estava completa”, recordou.

O parlamentar é presidente presidente da Frente Parlamentar das Águas, e de acordo com o relato, sempre sempre participou de visitas técnicas às obras do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), chegou a articular a II Caravana das Águas, cobrando a conclusão da obra e a garantia da inclusão do ramal do Apodi, e alertou ainda que a obra não está concluída. “O projeto original da transposição do São Francisco prevê a entrada de água no Rio Grande do Norte por dois acessos. A primeira é pelo Seridó, através do rio Piranhas. E a segunda descarga da água do Velho Chico no Estado será pelo Alto Oeste, por meio do canal do Apodi. Daí uma pergunta de mais de 100 km é aqui colocada: Cadê o ramal do Apodi? Como dar por concluída uma obra que está incompleta?”, questionou, argumentando que não se deve aceitar menos do que 100% daquilo que o Rio Grande do Norte merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *