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Bolsonaro teve 154 mil inserções a menos do que Lula

  • Política

A campanha do presidente Jair Bolsonaro denunciou que está sendo fraudada com relação a veiculações de inserções da propaganda eleitoral gratuita no rádio, principalmente na região Nordeste. Fábio Faria relatou que cerca de 154 mil inserções ou 1.283 horas de conteúdo de propaganda do presidente Bolsonaro deixaram de ser exibidas, conforme auditoria interna da campanha que foi encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Nós fomos limitados e cerceados em transmitir a nossa mensagem”, disse o ministro das Comunicações Fábio Faria, ao lado do ex-ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten, em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília.

Com base nesses números, a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, que determine a imediata suspensão da propaganda de rádio da coligação Brasil da Esperança, do ex-presidente Lula (PT).

O pedido foi anunciado pelo ministro Fábio Faria a jornalistas na noite de ontem, durante a entrevista coletiva convocada em frente ao Palácio do Alvorada. A ação foi protocolada pela defesa de Bolsonaro no TSE, liderada pelo ex-ministro Tarcísio Vieira de Carvalho.

“De 7 a 21 [de outubro], a campanha do presidente Jair Bolsonaro teve a menos no Brasil 154.085 inserções de rádio”, reforçou Fábio Faria. E completou: “Isso é uma grave violação do sistema eleitoral. Esses dados já estão coletados, já fizemos dupla checagem.”

A quantidade de inserções informada por Faria não consta no pedido inicial da campanha levada ao TSE. No documento, os advogados de Bolsonaro ainda diziam estar esperando “a totalização em curso em todo o território nacional e em intervalo de tempo superior a uma semana”.

Moraes determinou o prazo de 24 horas para que a campanha de Bolsonaro apresente provas da acusação de que houve fraude nas inserções em rádios. O ministro afirmou que não houve apresentação de “prova e/ou documento sério”. “Tal fato é extremamente grave, pois a coligação requerente aponta suposta fraude eleitoral sem base documental alguma, o que, em tese, poderá caracterizar crime eleitoral dos autores, se constatada a motivação de tumultuar o pleito eleitoral em sua última semana”, escreveu Moraes.

A campanha de Jair Bolsonaro afirma que verificou “intensificação de contatos” de apoiadores informando que emissoras de rádio não estariam transmitindo adequadamente as inserções de rádio do presidente.

Os advogados dizem que fizeram uma investigação preliminar a partir de relatórios fornecidos por empresas de clipagem e que “foi possível identificar ausência de cumprimento da legislação” em diversas cidades do país. Uma das empresas contratadas foi a Audiency Brasil Tecnologia, que forneceu um relatório à campanha.

De acordo com a campanha, esse relatório da Audiency Brasil Tecnologia demonstrou que, em uma semana, a região Nordeste teve mais de 12 mil inserções de rádio de 30 segundos para a campanha de Lula.

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