O Rio Grande do Norte contabiliza a perda de quase 40 mil doses da vacina Pfizer que seriam utilizadas para a campanha de imunização contra a covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). As doses passaram do prazo de validade, que corresponde a 31 dias após o descongelamento para serem utilizadas.
Ao todo, 39.515 doses se perderam. Desse total, mais de 55%, isto é, 21.900 das doses estavam sob responsabilidade de Natal, capital potiguar. Mossoró, no Oeste potiguar, registrou a segunda maior quantidade de perdas, passando das cinco mil vacinas.
O levantamento foi realizado pela Sesap no dia 30 de dezembro, com base nas informações repassadas por 151 municípios potiguares, que representam 90,4% das cidades do RN. O principal motivo para o desperdício das vacinas em todos os municípios foi o prazo de validade vencido. Apenas uma pequena parcela (205) desse quantitativo ficou inutilizável por outra razão, que foi um problema técnico na câmara fria em Jardim de Piranhas.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima, o Governo do Estado recebe do Ministério da Saúde as doses já descongeladas. “Por essa razão, em menos de 24 horas, nós realizamos essa distribuição, para que os municípios tenham um tempo adequado para a aplicação das doses”, explica.
Ainda segundo a coordenadora, foram poucos municípios onde ocorreram essas perdas. “A grande maioria conseguiu efetivamente aplicar todas as doses abrindo mão de estratégias efetivas de busca ativa para que essas doses realmente fossem administradas. O Estado também desenvolveu um projeto, o ‘Acelera Vacina’, que se trata de uma vacinação itinerante que busca vacinar as pessoas em seus bairros e domicílios de forma a garantir a aplicação de todas as doses. Nem todos os municípios fizeram a adesão a essas estratégias e infelizmente algumas doses acabaram se perdendo”.
Kelly Lima ainda também destacou que a Sesap “está totalmente aberta a apoiar todos os municípios para que novas doses não venham a ser perdidas e que se consiga proteger o maior número de potiguares”.
Lista das 10 cidades do RN com mais perdas de doses da Pfizer:
Natal – 21.900 doses
Mossoró – 5.274
Touros – 1.290
Parnamirim – 1.185
Maxaranguape – 1.140
Currais Novos – 720
Arês – 651
Poço Branco – 622
Riachuelo – 534
Lagoa Nova – 552