O comitê cientifico recomendou o cancelamento de grandes eventos no estado do Rio Grande do Norte, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), até o controle da situação das doenças, considerando a circulação da variante Ômicron.
Essa recomendação foi dada mediante a alta instabilidade provocada pela variante Ômicron, da Covid-19, e que alguns eventos realizados não têm cumprido os protocolos sanitários estabelecidos. Além do considerável aumento de casos diários de covid-19 em todas as regiões de saúde do RN, conforme dados do boletim epidemiológico da Sesap, que sobrecarrega os serviços de urgência do estado.
De acordo com os dados da pandemia da covid-19 covid.lais.ufrn.br só no mês de janeiro já apontava 4.901 casos de covid, número que já ultrapassa o total de casos registrados em todo mês de dezembro.
Outras recomendações também foram exigidas pelo comite ciêntico como : A exigência do certificado de vacinação (ou documento similar) das doses 1 e 2, e também a D3 nos casos cabíveis, para acesso a bares, restaurantes, shoppings e similares; Realizar busca ativa da população que está atrasada em relação à segunda dose ou que ainda não foi vacinada; Continuar comunicando a existência dos grupos vulneráveis para desenvolver formas graves e morte, que continuam sendo os idosos, imunodeprimidos e gestantes, devendo ser desenvolvidas atividades de proteção a esses grupos; Retomar atividades remotas para todos os sintomáticos e grupos de risco e promover testagem ampliada aos sintomáticos.
Em caso de descumprimento à recomendação, aplicação de multas previstas em lei para estabelecimentos que desrespeitarem os protocolos sanitários do estado;