Pular para o conteúdo

Covid-19 matou mais crianças no RN do que todas as outras doenças que possuem vacinas infantis

  • Saúde

A covid-19 matou mais crianças no Rio Grande do Norte do que todas as outras doenças que possuem vacinas infantis. Em dois anos de pandemia, 25 crianças foram vítimas fatais da doença causada pelo coronavírus. De todas as outras 15 doenças preveníveis por vacina, somente a meningite (viral e bacteriana) se aproximou do número, com 19 mortes causadas.

Além da meningite, a influenza e a tuberculose causaram 3 mortes de crianças entre 2020 e 2021 e a varicela, 1 morte. O restante não causou nenhuma vítima fatal no período, os dados são da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN), O grupo etário considerado vai de 0 a 12 anos.

O número de vítimas crianças é baixo e representa um percentual mínimo de 0,39% de todas as 7,5 mil mortes por covid-19 no Rio Grande do Norte. Apesar disso, os especialistas ressaltam que a covid-19 se trata de uma doença evitável, principalmente após o surgimento da vacina, e portanto é possível reduzir a mortalidade.

Em dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. O imunizante recebeu a chancela da comunidade científica, das autoridades internacionais e dos técnicos da Anvisa e do Ministério da Saúde, mas sofre resistência do presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores.

Segundo os argumentos contrários à vacinação entre crianças, a covid-19 não causaria gravidade nessa faixa etária, enquanto o imunizante pode causar efeitos adversos – considerados muito raros nas pesquisas realizadas e menos graves do que as complicações que podem ser geradas pela doença em si.

Entretanto, o que as estatísticas mostram é que, sem a vacina, a covid-19 mata mais crianças do que todas as outras doenças virais que estão na carteira de vacinação infantil do Brasil. Em 2020, 297 crianças de 5 a 11 anos morreram em decorrência da covid-19 em todo o país. Em comparação, a meningite matou 51 no mesmo período.

.Doenças do calendário de vacinação e mortes no RN, de 0 a 12 anos (2020 e 2021)
Sarampo: 0 mortes
Caxumba: 0 mortes
Rubéola: 0 mortes
Varicela: 1 morte
Tuberculose: 3 mortes
Hepatite A e B: 0 mortes
Difteria: 0 mortes
Tétano: 0 mortes
Pólio: 0 mortes
Meningite (viral e bacteriana): 19 mortes
Rotavírus: 0 mortes
Influenza: 3 mortes
HPV: 0 mortes
Febre amarela: 0 mortes
Covid-19: 25 mortes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *