A Festa do Boi 2021 teve seus shows cancelados no último fim de semana. As apresentações nacionais de Simone e Simaria, Alceu Valença e Mano Walter, previstas para ocorrerem, respectivamente, nos dias 13, 14 e 19 de novembro não participarão mais do evento. A Metta Promo, produtora responsável pelos shows, divulgou uma nota no último domingo (14), informando que “por motivos superiores e de ordem técnica”, os shows de Brisa Star e JM Puxado também estavam adiados.
O diretor da Metta Promo, Alek Lima, contou que recursos previstos, acertados com patrocinadores para realização do evento, não ficaram disponíveis no tempo hábil dos shows.
“O compromisso da empresa é honrar e cumprir com todos os eventos, só que devido a uma situação burocrática nós não tivemos a liberação dos recursos dos patrocinadores em tempo hábil. Então não adianta trazer o artista para ter dificuldades no cumprimento”, disse Alek.
A Metta Promo aparece no site da Meta Consultoria (registrada no nome do empresário Francisco Alek Sandro Lima) como um “departamento” da empresa. No portfólio publicado na internet constam eventos que a empresa teria aprovado em 2019 junto à Lei Federal de Incentivo à Cultura – três projetos para o São João do Rio Grande do Norte, que somam o valor de R$ 4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil reais). Em 2020, segundo o empresário, a Meta conseguiu credenciar o Mossoró Cidade Junina 2020/2021 para que recebesse até R$ 3 milhões de empresas interessadas em patrocinar o evento em troca do pagamento de impostos federais. Apesar disso, nenhum dos eventos chegou a ser realizado pela Metta Promo.
O diretor da empresa faz questão de eximir a Anorc, a Associação Norte-rio-grandense de Criadores, de qualquer responsabilidade sobre o cancelamento dos shows, e promete realizar shows gratuitos como compensação aos que foram adiados.
“Vamos realizar um novo evento, em um novo local, com também acesso gratuito à pista, da mesma forma que nós tivemos o compromisso de fazer na Anorc”, afirmou o produtor Alek.
A diretoria da Anorc também se pronunciou sobre o episódio e disse que a associação “está buscando, por meio de sua assessoria jurídica, as medidas cabíveis acerca do assunto, visto que há um contrato assinado no qual a empresa se comprometia a realizar os shows acertados.”
Para o próximo final de semana, dias 19 e 20, a empresa afirma que os shows acontecerão normalmente. Anunciou os nomes de Zé Cantor (sexta-feira, 19) e Mara Pavanelly, Radua Guimarães e Cavaleiros (sábado, 20). Ao divulgar a programação, a Metta Promo retirou outra atração. Pela lista enviada Solange Almeida não está mais na grade de shows.