Pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Exatus, a pedido do AGORA RN, aponta que a ex-vereadora Professora Nilda (Solidariedade) lidera a corrida pela Prefeitura de Parnamirim, faltando pouco mais de 1 ano e 5 meses para o pleito. Parnamirim é o 3º maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, com quase 137 mil eleitores.
Na pesquisa estimulada, quando os eleitores são apresentados a uma lista de possíveis candidatos, Nilda aparece com 28,82% das intenções de voto, na liderança isolada do levantamento.
Professora Nilda foi vereadora de Parnamirim entre 2016 e 2020, quando disputou a prefeitura e ficou em 2º lugar, perdendo para o atual prefeito, Rosano Taveira (Republicanos). Na época, Nilda obteve 32 mil votos, o equivalente a 39,61%. Taveira foi eleito com 40 mil votos, isto é, 49,43%.
Em segundo lugar, está o ex-vereador de Natal e apresentador Salatiel de Souza (União Brasil), com 17,15%. Depois dele, vem a atual vice-prefeita, Kátia Pires (União Brasil), que foi lembrada por 12,06% dos eleitores.
Salatiel de Souza e Kátia Pires são apontados como os favoritos para receberem o apoio de Taveira na eleição de 2024. O prefeito disse que vai anunciar o escolhido durante o Carnaval do próximo ano.
Fecham a lista, segundo a pesquisa: o vereador Irani Guedes (Republicanos), com 3,45%; o ex-deputado estadual Marciano Júnior, com 2,82%; o presidente da Câmara Municipal, vereador Wolney França (PSC), com 2,04%; o vereador Gabriel César (PL), com 1,8%; e o vereador Vavá Azevedo (PP), com 1,49%.
Além desses, outros três nomes foram citados: o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Rogério Santiago (PL); o ex-vereador Manoel Diniz (Cidadania); e o secretário-chefe do Gabinete Civil, Homero Grec. Eles, no entanto, aparecem com menos de 1%.
De acordo com a pesquisa EXATUS/AGORA RN, se as eleições fossem hoje, 16,84% votariam em branco, nulo ou em nenhum dos pré-candidatos apresentados. Outros 12,45% não souberam ou não quiseram responder.
Fonte: Agora RN