Pular para o conteúdo
Início » Fátima diminui, Styvenson cresce e possibilidade de segundo turno é real

Fátima diminui, Styvenson cresce e possibilidade de segundo turno é real

Nesta quinta-feira (11), o jornal Agora RN divulgou a primeira pesquisa de intenção de votos realizada após o período de convenções partidárias, quando as siglas podiam deliberar sobre a escolha de candidatos que concorrerão nas eleições deste ano. O levantamento feito pelo Instituto Exatus segue mostrando a governadora Fátima Bezerra na liderança da disputa, mas aponta para uma diminuição da diferença dela para os adversários, e mostra que a possibilidade de o próximo governador do RN ser decidido no segundo turno é real.

Se as eleições fossem hoje, a candidata à reeleição Fátima Bezerra (PT) teria 32,5% dos votos, seguida pelo senador Styvenson Valentim (PODE) com 18,4% e pelo ex-vice-governador Fábio Dantas (SDD) com 8,95%. Ainda foram citados no levantamento os candidatos Daniel Morais (PSOL) com 2,75%, Clorisa Linhares (Brasil35) 2,15% e Rosália Fernandes (PSTU) com 1,4%. Não sabem ou não responderam somam 16,95% dos entrevistados, enquanto que outros 16,9% responderam que não votariam em nenhum dos candidatos, em branco ou anulariam o voto.

De acordo com os números apresentados, as eleições para o Governo do RN só serão decidias em segundo turno, que hoje contariam com a presença de Fátima Bezerra e Styvenson Valentim. Essa possibilidade ainda não tinha sido apresentadas em outras duas pesquisas anteriores realizadas pelo instituto em parceria com o Agora RN. O hipotético segundo turno aparece como possibilidade em decorrência da diminuição de votos destinados à governadora Fátima Bezerra e ao crescimento de adversários.

Se levarmos em consideração a primeira pesquisa, realizada no mês de maio, e a divulgada hoje, Fátima Bezerra perdeu 6,3% das intenções de votos. Já o candidato Styvenson Valentim saiu da terceira para a segunda posição, subindo 6,6%. Fábio Dantas, que antes figurava na vice-liderança, caiu 4,05% e agora é o terceiro mais citado.

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 60 cidades do Rio Grande do Norte, e está registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR-07073/2022 e RN-05987/2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *