Pular para o conteúdo
Início » Fazenda nega cobrar mensalidades de alunos ricos em federais

Fazenda nega cobrar mensalidades de alunos ricos em federais

  • Economia

O Ministério da Fazenda divulgou nesta segunda-feira (8) uma nota que nega haver estudos para cobrar mensalidade de alunos ricos em universidades federais. Disse que não há intenção de mudar regras do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

A nota responde uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo intitulada “Governo cogita cobrar de alunos ricos em federais e mudar Fundeb para ajustar contas”. Segundo o jornal, a cobrança das mensalidades nas universidades seria voltada somente a alunos de classes sociais mais favorecidas.

“Tais iniciativas jamais estiveram entre as medidas em análise pela pasta. O Ministério ressalta que não foi procurado pelo jornal, o que impediu uma manifestação oficial antes da publicação”, disse o Ministério da Fazenda.

O jornal disse que cerca de 1,3 milhão de estudantes matriculados na rede federal de ensino superior seriam impactados. Já no caso do Fundeb, o jornal disse que uma das ideias era reduzir de 70% para 60% o percentual do fundo destinado ao pagamento de profissionais da educação básica em efetivo exercício.

O aumento dos preços da gasolina nas refinarias impactará a inflação do Brasil. Medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial foi de 3,93% no acumulado de 12 meses até maio. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgará na quarta-feira (10) o resultado de junho.

Em maio, o grupo de transportes –que inclui os preços dos combustíveis– teve aumento de 0,44% nos preços. Impactou a inflação em 0,09 ponto percentual no mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *