A população atendida na UBS Centro teve uma manhã de quarta-feira diferente. Seguindo a agenda de ações do Maio Amarelo – período dedicado à conscientização quanto ao número alarmante de acidentes de trânsito – as equipes da Prefeitura de Parnamirim prepararam com todo carinho uma programação voltada aos moradores do município, condutores de veículo ou não.
Pelas ruas e avenidas movimentadas de Parnamirim, atitudes simples podem fazer a diferença e salvar vidas. Essa foi uma das máximas expostas pela equipe do Programa Vida no Trânsito, conduzido no município pela Secretaria de Saúde. Aliás, trânsito e saúde têm tudo a ver, afinal de contas, quando um acidente acontece é para os hospitais que as pessoas vão.
De acordo com a responsável técnica de Educação em Saúde, Amanda Cinthia, infelizmente os corredores dos hospitais de trauma estão lotados de pessoas acidentadas. Além disso, atravessar as vias na faixa de pedestre, usar o cinto de segurança e o capacete são práticas simples que podem evitar que os acidentes mais graves aconteçam.
Para o instrutor de educação para o trânsito, Lucas Oliveira, o trânsito é o meio que a população utiliza para se deslocar de um lugar para outro, com o objetivo de cumprir os compromissos. “Todos os dias ocorrem acidentes que, quase sempre, podem ser evitados. A conscientização de cada pessoa é muito importante para que o índice de acidentes diminua”, pontuou. Ele finalizou dizendo que o condutor defensivo e o pedestre atento raramente se envolvem em acidentes.
A equipe da UBS Centro e o vereador César Maia, que também estava presente, passaram informações e orientações valiosas aos presentes, entre elas a necessidade de orientar os familiares quanto às práticas de segurança no trânsito, que podem salvar vidas. O objetivo é sempre evitar a ocorrência de acidentes.
O momento também contou com louvor, lanche e distribuição de brindes às mamães atendidas pela UBS Centro, em alusão ao Dia das Mães, ocorrido no último dia 14.