Pular para o conteúdo
Início » Mais de 14 mil passagens foram distribuídas no RN pra o 2º turno

Mais de 14 mil passagens foram distribuídas no RN pra o 2º turno

  • Cidades

A Associação das Empresas de Transportes Intermunicipais do RN (Transpasse) distribuiu 14.712 passagens gratuitas para municípios do interior do Estado. A estimativa é que sejam distribuídas cerca de 30 mil passagens até as 22h da sexta-feira (28). O benefício faz parte da medida implementada pelo Governo do Estado, divulgada no Diário Oficial do Estado dia 30, que oferece transporte gratuito no 2º turno das eleições, tanto para o interior, quanto para a Região Metropolitana. A decisão foi seguida pela Prefeitura de Natal, que anunciou transporte urbano gratuito nesta segunda-feira (24).

O número de bilhetes emitidos representa a quantidade de passagens de ida e volta, ou seja, mais de 6 mil pessoas foram beneficiadas, até o fechamento desta edição, de acordo com o diretor de comunicação da Transpasse, Wellington Barbosa. Ainda de acordo com ele, a expectativa é atender entre 10 e 15 mil eleitores. “Apesar de haver alguns trechos suprimidos pela demanda, acreditamos numa demanda em torno de 20 a 30 mil bilhetes emitidos, ida e volta. Isso dá em torno de 10 a 15 mil passageiros que irão ser transportados durante esse período”, explica o diretor.

Devido ao intenso movimento, principalmente no primeiro dia de distribuição, os bilhetes já estavam esgotados para 20 municípios, no momento em que a reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve na Rodoviária de Natal. Até a tarde de ontem eram 30 cidades sem vagas. Para ter direito ao passe, o eleitor precisa comparecer à rodoviária, no gichê da Transpasse, onde todos os bilhetes são emitidos em um único sistema, portando o documento de identidade com CPF e título de eleitor.

No momento da retirada, o destino é conferido e precisa estar de acordo com o local de voto do eleitor. “Como essa passagem gera uma prestação de contas futura, a gente precisa desses dados para comprovar que o eleitor não foi passear e sim para exercer o sufrágio de seu ato de voto, que é o ato democrático. Só emite a passagem para aqueles destinos que consta no título de eleitor”, explica Wellington. Ou seja, para emitir uma passagem para João Câmara, é necessário comprovar o destino através do título.

O eleitor pode escolher a ida entre o sábado (29) e o domingo (30); e a volta, entre o domingo e a segunda-feira (31), até 17h. “Está garantido o direito de votar e também de retornar ao seu domicílio a partir do domingo” complementa. Só serão emitidos bilhetes de ida e volta juntos. Não é possível retirar uma passagem só para ida, ou só para volta. “Você não sai de lá sem a ‘casadinha’, até mesmo porque é uma determinação legal que o veículo que transportou você, tem que trazer você de volta”, finaliza.

O controle é feito pela associação para ter um melhor controle da emissão dos bilhetes. Dessa forma, as empresas associadas podem continuar as vendas para outros destinos durante a semana. “Como a gente instituiu a Transpasse, fica mais fácil de direcionar e ter um controle mais efetivo da situação”, afirma o diretor. As passagens abrangem todo o Estado e as empresas que fazem parte da associação são Cabral, Riograndense, Nordeste, Jardins e Alves. Todas já atuam normalmente no transporte interestadual.

O decreto também vale para o transporte alternativo metropolitano, que transporta pessoas para municípios como Macaíba, Parnamirim e demais cidades da Região Metropolitana do Estado. “A região metropolitana é catraca livre. Apenas no domingo, o transporte vai ser livre”, finaliza Wellington Oliveira. Nesse caso, não é necessário apresentar qualquer documento comprobatório. A gratuidade no transporte público para o segundo turno das eleições foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *