Pular para o conteúdo
Início » Natal completa 422 anos de história

Natal completa 422 anos de história

  • Cidades

Fundada em 1599, às margens do Rio Potengi, Natal completa 422 anos neste sábado (25). Ao longo desse tempo, a capital do Rio Grande do Norte já acumula muita história. De acordo com a última estimativa do IBGE, a cidade conta atualmente com mais de 896 mil habitantes espalhados pelos 167 km² de área.

Os carinhosos títulos de “Cidade do Sol” ou ainda “Noiva do Sol” não são à toa. A capital potiguar possui elevada luminosidade solar, a maior dentre as capitais brasileiras. São 2.900 horas anuais de muito sol. Atrelando isso às belas praias do litoral, Natal é destino certo entre os turistas. Anualmente, dois milhões de pessoas visitam a cidade.

Dentre os principais pontos turísticos, está a praia de Ponta Negra, a mais movimentada da cidade, que abriga o cartão-postal de Natal e um dos principais do estado, o Morro do Careca. A praia do Meio também está no roteiro e conta com a Fortaleza dos Reis Magos, local que é marco do surgimento da cidade. A praia da Redinha é outro ponto tradicional e traz como principal atrativo a famosa ginga com tapioca, prato típico potiguar.

O Centro Histórico da cidade guarda nos paralelepípedos das ruas a história de Natal. É lá onde estão situados a Rua Chile, Beco da Lama – recentemente revitalizado -, e muitos monumentos e prédios históricos. Alguns dos principais pontos são as igrejas de Nossa Senhora da Apresentação (antiga catedral arquidiocesana), do Rosário dos Pretos (segunda igreja da cidade) e de Santo Antônio (conhecida como Igreja do Galo); o Espaço Cultural Palácio Potengi, antiga sede do governo; o Instituto Histórico e Geográfico do RN; a Rampa (Museu da Aeronáutica); e o Memorial Câmara Cascudo, com cerca de 10 mil volumes, onde está preservada uma boa parte da obra de Luís da Câmara Cascudo, ícone da cultura potiguar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *