A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) vai iniciar mais duas campanhas de vacinação: Influenza e Sarampo. A partir de segunda-feira (4) os imunobiológicos vão estar disponíveis para a população, de acordo com as fases e públicos prioritários, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde entre 04 de abril e 05 de junho. A vacina contra Influenza (gripe) atende as cepas H1N1, H3N2 e Victoria, estando disponível inicialmente para grupos de maior risco à doença.
A vacina contra o Sarampo é exclusiva para crianças e profissionais da saúde. Ambas podem ser administradas sem intervalo de tempo entre elas. Todas as informações oficiais poderão ser consultadas em vacina.natal.rn.gov.br.
A campanha de vacinação contra a gripe será dividida em duas etapas, sendo a primeira fase de 04 a 30 de abril, para qualquer trabalhador da área da saúde e idosos com 60 anos e mais. Já na segunda fase, de 02 de maio a 03 de junho, serão contempladas as seguintes categorias: crianças de 06 meses a menores de 05 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Os locais de aplicação da vacina contra a Influenza no município de Natal serão todas as unidades básicas de saúde, além dos pontos extras abaixo, sendo os drives pontos exclusivos de gripe e sarampo: Via Direta de domingo a domingo das 9h às 16h (drive exclusivo + sala de pedestre gripe, sarampo e Covid); Nélio Dias domingo a domingo das 09h às 16h (drive exclusivo + sala de pedestre gripe, sarampo e Covid); e Midway Mall de segunda a sábado das 10h às 17h (sala 2º piso exclusivo gripe e sarampo + sala 3º piso exclusivo Covid).
É necessário que os usuários levem a caderneta de vacinação, documento com foto e comprovem a comorbidade através de receita ou atestado médico. As categorias profissionais devem apresentar também a escala de trabalho, crachá, contracheque ou carteira de trabalho.