Pular para o conteúdo

Parnamirim: Prefeitura e PRF viabilizam sistema de registro de acidentes de trânsito sem vítimas

  • Cidades

O pioneirismo de Parnamirim em nível de Rio Grande do Norte já é uma característica marcante em segmentos como tecnologia, conectividade e empreendedorismo. Com relação ao trânsito não podia ser diferente: a cidade será a primeira no estado a colocar em prática uma nova solução para os condutores que se envolverem em acidentes de trânsito leves e sem vítima.

Nos próximos dias, o site da Prefeitura trará a opção de acesso ao e-DAT, um sistema de autoria da PRF que serve para registrar de forma rápida e prática os dados de acidentes de trânsito sem vítimas ocorridos na circunscrição do município.

Entenda como funciona:
Na ocorrência de acidentes leves, que não envolvam mais que cinco veículos, não promovam danos ao patrimônio público e sem vítimas, os próprios condutores envolvidos poderão confeccionar a Declaração de Acidente de Trânsito sem que precisem aguardar a chegada da autoridade de trânsito do município. A medida visa a desobstrução mais rápida da via e vai proporcionar aos condutores uma nova forma de resguardar seus direitos individuais.

O próprio cidadão preenche a Declaração de Acidente de Trânsito no site da Prefeitura no momento da ocorrência ou quando chegar em casa. Cada um dos envolvidos pode fazer seu próprio registro, detalhando como o sinistro aconteceu e se comprometendo com a veracidade das informações.

A Declaração de Acidente de Trânsito é uma opção a mais para o cidadão e não exclui a possibilidade de acionar a autoridade de trânsito do município em caso de acidente. Os agentes permanecem à disposição para esse tipo de atendimento.

A utilização do eDAT vai dar mais independência e agilidade aos condutores envolvidos em acidentes leves, proporcionando mais um documento oficial para a auxiliar na resolução de eventuais litígios.
O sistema eDAT deve entrar em funcionamento em Parnamirim nos próximos dias, quando mais detalhes sobre o novo serviço no município devem ser veiculados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *