Pular para o conteúdo

Prefeitura entrega Centro Especializado de Reabilitação nesta quinta

  • Cidades

A Prefeitura de Parnamirim vai realizar nesta quinta-feira (16) a entrega oficial do Centro Especializado de Reabilitação (CER) à população. A unidade é referência na assistência às pessoas com deficiências e está localizada no prédio onde funcionou o Hospital de Campanha Municipal, no bairro de Vida Nova.

O CER é destinado ao atendimento de pacientes com deficiências físicas, auditivas e intelectuais e já iniciou alguns atendimentos prioritários. A equipe multiprofissional do Centro conta com geneticista, otorrinolaringologista, ortopedista, neuropediatra, psicologia, pedagogia, psicopedagogia. Além disso, também serão disponibilizadas terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, educação física, serviço social e enfermagem.

Atualmente, a maior demanda é de pessoas com deficiência intelectual, principalmente crianças com autismo e síndrome de down. Além dos consultórios médicos, a estrutura conta com duas áreas amplas de convivência, ginásio terapêutico amplo e bem equipado e complexo de piscinas.

De acordo com a diretora administrativa, Sílvia Barreto, o CER contará em breve com uma equipe para atender pacientes com sequelas de Covid-19. Até o momento, a linha de cuidados do Centro já iniciou os atendimentos prioritários em 12 modalidades físicas, enquanto na modalidade intelectual já está atendendo pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA); Transtorno do Déficit de Atenção de Hiperatividade (TDAH) e Epilepsia Refratária. Ao todo, são aproximadamente 260 atendimentos ao mês.

Para iniciar o atendimento, é preciso se dirigir ao Centro de Reabilitação com encaminhamento médico, em seguida passar pela triagem, que avalia se a necessidade do paciente está relacionada aos serviços oferecidos na Unidade. A triagem poderá ser agendada presencialmente ou através do telefone 3644-8207, sendo necessário encaminhamento de profissional de saúde.

Confira a lista com as modalidades físicas que estarão:

– Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor (ADNPM);
– Distrofia Muscular tipo Duchenne;
– Hidrocefalia;
– Lesão Medular Infantil e Adulto;
– Macrocefalia;
– Microcefalia;
– Neuropatias Periféricas;
– Paralisia Cerebral;
– Prematuridade com indicadores de riscos para desordens neurológicas;
– Reabilitação pós Acidente Vascular Encefálico (AVE);
– Reabilitação pós COVID-19;
– Síndromes genéticas cromossômicas.

Fonte: ASCOM/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *