Nesta quarta (13), na sessão plenária da câmara municipal de Parnamirim o vereador César Maia usou a tribuna para prestar contas de 1 ano e 1 mês de mandato na casa. César assumiu após o afastamento do vereador Diogo Rodrigues acusado pelo MP de chefiar a fraude na marcação de consultas e exames do Sistema Único de Saúde (SUS) em Parnamirim, o “fura-fila”.
Durante o mandato César usou das leis judiciárias para que houvesse a cassação do mandato do vereador Diogo Rodrigues, o que por 8 votos a favor e 8 abstenções deu a Diogo a permanência do mandato mesmo estando afastado por decisão judicial. Decisão está com término no dia 28, que dará o retorno ao cargo de vereador do município de Parnamirim.
No plenário alguns vereadores enalteceram o trabalho do médico César Maia, além dos destaques na atuação como fiscalizador. No resumo das falas, e algumas bastantes emocionada e comoventes, “a casa perdeu um competente parlamentar”. O que estranhou de fato ao público que acompanhava a sessão pelas redes sociais, além da publicação feita pelo médico, é que quando foi preciso aprovar tal competência mencionada por alguns edis, a casa se absteve do processo.
Diogo Rodrigues deve retornar a casa dia 28 de julho, porém devido ao recesso legislativo só começará os trabalhos após o dia 2 de agosto, quando a câmara retoma as atividades.
De acordo com algumas informações de interlocutores, Diogo Rodrigues quer se dedicar à família e analisar com Deus a sua retomada ou não a casa. O que cabe ao médico César Maia aguardar as decisões, sejam elas pessoais ou judiciais. Até a lá , ele segue com sua pré-candidatura a deputado estadual andando pelos municípios do Estado do Rio Grande do Norte.