Mais um estabelecimento comercial fechou as portas na avenida Rio Branco, no bairro da Cidade Alta, zona Leste de Natal. A Magazine Luiza confirmou o encerramento das atividades da loja no local, direcionando os clientes para a unidade localizada na avenida Prudente de Morais, no bairro de Lagoa Seca. A decisão, segundo a empresa, faz parte de um processo de aumento de eficiência operacional, resultado de meses de análises de aspectos como proximidade de unidades, fluxo de consumidores e mudanças na dinâmica urbana.
A companhia também informou que a área de gestão de pessoas da empresa já está atuando para realocar o maior número possível de colaboradores que trabalhavam na unidade.
O presidente da associação Viva O Centro, Rodrigo Vasconcelos, lamentou a saída de outra “loja âncora” do bairro, que sofre com o fenômeno nos últimos meses. “A Cidade Alta vem sofrendo há muito tempo com o abandono do poder público. Se nenhuma atitude for tomada, teremos um fechamento em massa neste ano”, afirmou.
Vanconcelos acredita que a “debandada” das empresas também é ocasionada por diversos fatores, desde o valor de impostos (como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana [IPTU] e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza [ISSQN]) até a segurança e mobilidade. “Para os gestores, é muito mais fácil fazer esses investimentos em cartões postais, frequentados por turistas, e esquecem o que a população de Natal precisa”, disse ele.