Pular para o conteúdo

Pequenos negócios geram três em cada quatro novos postos de trabalho no RN em outubro

  • Economia

As micro e pequenas empresas juntas abriram 3.016 postos de trabalhos do Rio Grande do Norte, enquanto as médias e grandes totalizaram a criação de 712 novas frentes de trabalho no décimo mês do ano. O total de 3.893 vagas abertas para trabalhadores no estado mostra uma parcela de 77,5% referente aos médios e pequenos negócios, o que equivale a mais de três em cada quatro novos postos de trabalho.

O saldo de contratações nas empresas de menor porte no Rio Grande do Norte segue positivo desde o início deste ano e, com exceção de mês de abril, são as empresas de micro e pequeno porte que vêm contrabalanceando os déficits ou a estagnação dos números ofertados pelas médias e grandes companhias, onde se registra volumosas contratações e demissões. 
Entre janeiro e outubro deste ano, os pequenos negócios potiguares já contrataram 28.661 novos trabalhadores e acabaram compensando as vagas perdidas pelas médias e grandes empresas no acumulado do período.


De acordo com a análise do Sebrae, atualmente, o Rio Grande do Norte conta com uma massa de 454.740 trabalhadores contratados com carteira assinada, dado que se movimentou a partir das 15.967 admissões e 12.074 desligamentos ocorridos no mês de outubro. A quantidade de novas pessoas empregadas formalmente no Rio Grande do Norte no décimo mês do ano representa o quinto maior saldo de vagas do Nordeste, ficando à frente da Paraíba, Maranhão, Piauí e Sergipe.


De acordo com o Mapa do Emprego, as oportunidades de novos empregos formais no décimo mês do ano surgiram principalmente nos municípios de Natal (1.317), Mossoró (1.087), Parnamirim (132), Macaíba (120) e Tibau do Sul (108). No ranking das cidades onde houve mais demissões, a liderança do maior número de desligamentos no mês ficou com Pedra Grande (-104), seguida de Baraúna (-48), Riachuelo (-43), São Bento do Norte (-40) e Caiçara do Rio do Vento (-33).


Dados
Os dados foram fornecidos pela edição de outubro do Mapa do Emprego no RN, publicação elaborada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, que monitora a evolução das contratações e demissões formais, tendo como base os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) a cada mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *