Pular para o conteúdo
Início » Relatório de CPI da Covid no RN propõe indiciamento de quatro pessoas em caso dos respiradores

Relatório de CPI da Covid no RN propõe indiciamento de quatro pessoas em caso dos respiradores

  • Justiça

O relator da CPI da Covid-19 na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Francisco do PT, propôs o indiciamento de quatro empresários no caso da compra dos respiradores pelo Consórcio Nordeste. De acordo com o deputado, os empresários serão indiciados pela prática de estelionatário pois receberam R$ 50 milhões por 300 ventiladores mecânicos, mas nunca entregaram os equipamentos, nem devolveram os recursos. O prejuízo para o RN beirou os R$ 5 milhões.

Segundo o relator, após depoimentos de 78 pessoas, somados a 192 ofícios expedidos e centenas de arquivos analisados, conclui-se que “as contratações realizadas pelo Governo do Estado do RN foram movidas pelo intuito de salvar vidas e que o trabalho dos servidores públicos do RN foi pautado pela mais profunda lisura e profissionalismo”. Francisco do PT aponta que não encontrou má conduta de servidores nos outros 11 contratos firmados pelo governo do estado durante a pandemia.

Ainda de acordo com o relatório, os dirigentes da empresa Hempcare firmaram contrato com o Consórcio Nordeste afirmando a existência de contrato com a The 8TH Mettalurgical Construction Group Company Limited para o fornecimento dos equipamentos. Entretanto, o referido contrato não existe e a empresa mencionada sequer é fabricante de respiradores pulmonares, informa a representação oficial da China.


De acordo com o relator, as transações financeiras entre a Hampcare e os referidos agentes, em razão de negociação com a Biogeoenergy Fabricação e Locação de Equipamentos Ltda, demonstra que ambos foram beneficiados financeiramente. 
“A apresentação do contrato, pois, é comprovação suficiente de dolo dos dirigentes da Hempcare. Esses elementos, pois, são suficientes a reconhecer materialidade do crime de estelionato e autoria de Cristiana Prestes Taddeo e Luiz Henrique Ramos Jovino”, disse Francisco do PT.


Foram indiciados pelo crime de estelionato os empresários: Cristiana Prestes, sócia da empresa Hempcare, Luis Antônio Ramos, sócio da empresa Hempcare, Cleber Isac Ferraz Soares, intermediador da compra e Paulo de Tarso Carlos, diretor da empresa Biogeoenergy.
O relatório ainda não é definitivo. Até a próxima semana, quando a CPI começará a analisar o relatório, o texto poderá ser modificado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *