A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Sesad), em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/HUOL/UFRN) realizou, nesta quarta-feira (9) uma capacitação com profissionais da área da saúde do município para a implantação do sistema Salus 2.0.
De acordo com André Noronha, pesquisador da UFRN, o sistema Salus 2.0, desenvolvido pelo próprio Laís realiza o monitoramento inteligente de agravos na atenção básica e vigilância epidemiológica, tendo por finalidade ser uma ferramenta de gestão pública.
Neste primeiro momento, a plataforma trabalhará, especificamente, com o monitoramento dos casos de sífilis, e posteriormente, passará a monitorar outros agravos como a tuberculose, a hanseníase e todos os demais de são de notificação compulsória.
“Com esta plataforma é possível criar uma interação entre as unidades de saúde e fazer todo um rastreamento do usuário. A plataforma Salus é ampla e nesse contexto, consegue englobar todos os perfis da Sífilis que atingem a população de maneira geral”, destacou o pesquisador da UFRN.
Inicialmente a plataforma funcionará nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Parque Industrial, Cidade Verde e Santos Reis, que funcionarão como um projeto piloto. Participaram da capacitação, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e dentistas dessas três unidades.